LINFEDEMA

O sistema linfático desempenha diversas ações na homeostase tecidual e uma disfunção em um determinado segmento corpóreo não só acarreta um edema (inchaço) localizado, mas também alterações histológicas teciduais com transformação para fibrose, aumento das células de gordura e diminuição da imunidade do local afetado.

Linfedema é uma doença crônica que se manifesta pelo acúmulo de líquido intersticial e alterações teciduais ocasionados por uma insuficiência da circulação linfática. O edema resultante apresenta características próprias que o diferencia daqueles decorrentes de outras manifestações clínicas.

Ocorre um aumento progressivo do volume do membro com acúmulo de líquido e proteínas no tecido subcutâneo, ou seja, aquele localizado abaixo da pele, e uma alteração gradativa com importantes repercussões funcionais e estéticas, e que alteram a qualidade de vida dos portadores de linfedema.

Como consequência da diminuição da imunidade local, o membro com linfedema pode desenvolver infecções bacterianas frequentes conhecidas com erisipelas. O processo inflamatório, ocasionado pelas infecções, piora o linfedema e agrava a fibrose tecidual o que aumenta o volume e o peso do membro e limita ainda mais suas funções.

É fundamental o diagnóstico na fase mais inicial do linfedema, pois o tratamento e a orientação adequada podem evitar a progressão do linfedema para as formas avançadas e limitantes da doença.

A consulta com um cirurgião vascular é essencial para o diagnóstico do linfedema e o acompanhamento do tratamento.

CONSULTÓRIO

SÃO PAULO/SP

Alameda dos Maracatins, 1435 • Moema

CEP: 04089-015

CLÍNICA FLUXO

SÃO BERNARDO DO CAMPO/SP

Rua Artur Corradi, 101• Vila Dusi

SIGA-NOS

CONTATO

Preencha o formulário abaixo para enviar seu depoimento

©  Copyright 2019 - Todos os direitos reservados - Dr. Fábio Moraes - CRM 132325 - São Paulo - SP

Site Administrado por:

Site Administrado por Quality Soluções WEB

1996-2019 "23 anos inspirando Tecnologia par Você!