PÉ DIABÉTICO

A literatura médica continua registrando elevadas taxas de amputações em membros inferiores em portadores de diabetes mellitus. Estas amputações são decorrentes de complicações dos nervos (neuropatia) e/ou da circulação (isquemia) e/ou infecção, denominada genericamente de “Pé Diabético”.

O Consenso Internacional sobre Pé Diabético o define como: “infecção, ulceração e/ou destruição de tecidos profundos, associadas a anormalidades neurológicas e vários graus de doença vascular periférica no membro inferior”, portanto, devemos entender que o pé do indivíduo portador de diabetes mellitus pode apresentar alterações relacionadas aos nervos e circulação, que pode ser agravada pela presença de feridas principalmente se ocorrer infecção.

Todos os diabéticos devem ter seus pés examinados para saber em que situação se encontra no momento e daí se definir as formas mais adequadas de tratamento e /ou prevenção. O tratamento propriamente dito depende da alteração que o indivíduo apresenta.

Se apresenta feridas, gangrenas ou dor em repouso deve ser avaliado de imediato por um angiologista/cirurgião vascular para ser definido o tratamento mais adequado para melhorar a circulação. Em alguns casos mesmo com a operação para melhorar a circulação, às vezes pode ser necessária uma cirurgia de amputação.

Algumas orientações são importantes:

• É necessário secar bem os pés, cortar e cuidar periodicamente das unhas;

• Andar é o melhor exercício para a circulação.

• Abandone o hábito de fumar, para preservar a sua circulação;

• Nos dias frios, proteja os pés usando meias de lã ou algodão, bem folgadas.

• É recomendável fazer um exame diário dos sapatos, evitando pregos ou corpos estranhos soltos no interior deles;

• Nunca confie em sua sensibilidade térmica (de temperatura) ou dolorosa (de dor). Evite os excessos de calor e frio. O fato de você sentir que seu pé está “frio” não significa que este esteja.

CONSULTÓRIO

SÃO PAULO/SP

Alameda dos Maracatins, 1435 • Moema

CEP: 04089-015

CLÍNICA FLUXO

SÃO BERNARDO DO CAMPO/SP

Rua Artur Corradi, 101• Vila Dusi

SIGA-NOS

CONTATO

Preencha o formulário abaixo para enviar seu depoimento

©  Copyright 2019 - Todos os direitos reservados - Dr. Fábio Moraes - CRM 132325 - São Paulo - SP

Site Administrado por:

Site Administrado por Quality Soluções WEB

1996-2019 "23 anos inspirando Tecnologia par Você!